BLOG

terça-feira, 16 de agosto de 2011

AIREDALE TERRIER

Ficha da Raça:
Nome: Airedale Terrier                             
País de origem: Inglaterra                       
Utilização: Caça aquática                         
Porte: Grande(56 à 61cm)                       
Exercícios: Muito                                
Cuidados: Banho esporádico, escovação 2 veses por semana                                   
Problemas de Saúde: Poucos             
Inteligência: Média
A origem do Airedale é bastante nebulosa, mas de maneira geral, acredita-se que o Airedale tenha sido desenvolvido pelos ingleses do vale do rio Aire, no condado de Yorkshire no século 19, para a caça de grandes animais aquáticos, especialmente a lontra. Para essa função precisavam de um cão forte, ágil, com faro apurado e excelente nadador. Para chegar ao cão ideal, cruzaram diversas raças existentes na época e, apesar de não haver consenso sobre todas elas, é certo que foram utilizados um antigo cão chamado English Black-and-Tan Terrier (atualmente extinto) e o Otterhound. Alguns historiadores sustentam ainda a presença de cães da raça Bull Terrier e Border Collie. Ainda hoje, existem associações internacionais que treinam e organizam provas de caça especialmente para os Airedales.
Graças à sua resistência física e capacidade de aprendizado, o Airedale foi uma das primeiras raças a serem utilizadas pelas polícias da Inglaterra e Alemanha. Durante as duas Grandes Guerras, muitos Airedales foram treinados pelos exércitos para exerceram as funções de mensageiro e atuarem na busca e salvamento de feridos nos campos de batalha.
Airedales costumam ser cães dóceis e bastante ativos. Estão sempre dispostos para qualquer atividade e podem acompanhar seus donos em praticamente qualquer situação. Sua fama de ‘cavalheiro’ pode ser confirmada a partir do surgimento de uma gíria americana dos anos 20, quando se dizia que ‘tal pessoa era muito Airedale’ quando se queria elogiar a educação de alguém.
Com as crianças, os Airedales são especialmente delicados e podem encarar mesmo as brincadeiras mais pesadas sem nenhum traço de agressividade, mas por serem cães de porte médio, as brincadeiras devem ser sempre supervisionadas.
É um cão que tem energia de sobra e que para conservar-se bem não apenas do ponto de vista físico, mas principalmente psicológico, precisa de exercícios constantes. Pode, eventualmente, morar em casas pequenas e até mesmo em apartamentos desde que obedeça a um infalível programa de exercícios.