BLOG

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Raça : Angorá


País de origem : Cidade de Angorá, atual AnKara – Turquia
Temperamento : Brincalhão, inteligente, afetuoso, adora carinho, faz companhia como ninguém e é muito ligado ao seu dono, que segue por toda casa. è o gato ideal para viver em apartamentos.
Porte :
.
Pequeno para médio porte, sendo o macho ligeiramente maior que a fêmea.
Pelagem & Cores :
.
De comprimento médio, macia e sedosa, com ligeira ondulação, calda cheia e tufos nas orelhas, e entre os dedos dos pés. Branco tradicional, azul creme, creme clássico rajado, mackerel, azul-rajado e tortie preto-fumaça. 
Exercícios :
.
Necessita de pelo menos um pouco de exercícios para não se tornar obeso. Alguns brinquedos e o explorar pela casa são uma opção.
Cuidados :
.
Escovação diária e banhos quinzenais.
Doenças comuns à raça :
.
Sem a escovação diária, ao lamber o pêlo, ingerem maior quantidade do mesmo o que formam bolas de pêlo no estômago e causam sérios problemas de saúde.

     No passado, todos os gatos de pêlo longo do Ocidente eram conhecidos com “gato Angorá” uma vez que se acreditava que os primeiros gatos de pêlo longo vistos na Europa haviam vindo da cidade de Angora, atual Ankara, a capital turca. Gatos Angorá seguramente existiram na Turquia e eram um tipo diferente do gato persa, que mais tarde se converteu no padrão para as raças comuns de pêlo longo. Na Turquia esteve em risco de extinção. Até que o zoológico de Ankara iniciou um cuidadoso programa controlado de registro da raça para assegurar sua sobrevivência.
     Possui esqueleto fino com patas longas, corpo robusto, cauda longa e afilada. Cabeça pequena ou de tamanho médio, orelhas pontiagudas afinando-se na direção do queixo. Olhos grandes e ligeiramente amendoados de cor âmbar, azuis, verdes ou de cores desiguais.
     Gostam de correr, brincar, subir em árvores e nadar sendo conhecidos por essa característica, como gato nadador.
     Gatos brancos de olhos azuis geralmente são afetados pela surdez.