BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Raça : Persa

Muito aristocrático


País de origem : Pérsia ( Irã )
Temperamento : Brincalhão, afetuoso, dócil, gentis,obedientes, sociável com outros animais e tolerante com crianças.
Porte :
.
Médio a grande. Os machos são maiores pesando de4 a 5 kg., e as fêmeas de 3 a 4 kg.
Pelagem & Cores :
.
Pelagem longa, espessa e abundante, de textura fina e brilhante.
Existem uma variedade de cores: preto, azul, ruivo (vermelho), creme, bicolor e tricolor, etc.
Exercícios :
.
Não necessita de muito exercícios, brinquedos e arranhadores são uma opção. Cuidado com a obesidade     ( fofinhos sim, gordos não ).
Cuidados :
.
Escovação diária , banhos frequentes, boa alimentação, limpeza frequente do olhos, já que, pelo formato da face, tendem a acumular secreções.
Doenças comuns à raça :
.
Doenças de rins e de olhos. Devido a vários cruzamentos para conseguir uma raça cada vez mais pura, fragilizaram a saúde dos gatos Persas.

     O Persa de pêlo longo descende dos gatos Angorás da Turquia, e teria chegado a Europa pelas mãos de um explorador italiano, em meados do séc.XVI.
     O Persa é tradicionalmente conhecido pelo seu temperamento dócil e tranquilo, com capacidade de adaptar-se a mudanças ambientais. Possuem uma voz doce e melodiosa. Muito carinhoso, demonstra nitidamente o apreço pelo seu dono.
     Extremamente limpo, não gosta de locais sujos e mal cheirosos. Espirituoso e brincalhão, encontram diversão nos objetos mais simples, e até na própria sombra. Ele pode permanecer por horas deitado no seu lugar favorito da casa, sem que pareça estar prestando atenção ao que acontece a seu redor, mas sem perder a aura de aristocracia que tantas pessoas admiram.
     O Persa tem corpo compacto, maciço e robusto, a cabeça deve ser grande, redonda e maciça com pequenas orelhas bem separadas e com belos tufos de pêlos, olhos cor de cobre e brilhantes, bochechas cheias e nariz achatado, curto e posicionado bem na linha dos olhos. Suas patas e cauda são também curtas em relação a seu corpo. Sua expectativa de vida é de 12 anos em média.
     Adaptam-se bem em espaços pequenos, como apartamentos, e seus miados são baixos e pouco comuns.