BLOG

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cane Corso

FICHA DA RAÇA:

Nome:
  Cane Corso

País de origem: Itália
Utilização: Boiadeiro  / Guarda 
Exercícios: Médio
Cuidados: Banho e escovação Mensal
Saúde: Pode Apresentar : Displasia
Coxofemural, Entrópio e torção gástrica

Adestrabilidade: Fácil (Nota 8 –escala 0,10)

       A origem do Cane Corso é bastante antiga e historiadores afirmam que esta raça italiana seria uma descendente direta dos antigos molossos romanos.   Seu nome deriva da palavra latina "cohors" que significa "guardião, protetor". Até o início do século, se concentravam principalmente na zona rural da região Sul da Itália.
      No Brasil, o impulso ao desenvolvimento e popularização do Cane Corso foi dado quando Fausto Silva, apresentador da TV Globo e um dos primeiros proprietários da raça no Brasil, apresentou seus cães durante seu programa de domingo. A partir daí, a raça ganhou uma verdadeira legião de fãs em todo país.

      O Cane Corso atuou em diversas funções em sua milenar história. Inicialmente atuava como boiadeiro nas propriedades do sul da Itália durante o dia e como guardião da propriedade à noite. Eram ainda comumente utilizados na caça de javalis e outros animais de grande porte. Mas a principal função e a que exerce até hoje, sempre foi a de guarda de propriedades, função a qual desempenha com enorme eficiência. É um cão que demonstra enorme lealdade aos donos e está sempre pronto para defender sua família e propriedade.
       A principal qualidade que os criadores procuram manter no Cane Corso é seu temperamento equilibrado e inteligente. É um cão muito afetivo com os seus donos e extremamente adestrável, aprendendo com muita facilidade dos comandos básicos de adestramento.
       Não se trata de um cão de ataque e sim de defesa, fato que permite que o Cane Corso conviva intimamente com a família. Como guarda, destaca-se por ser extremamente atento a qualquer movimentação estranha e dificilmente é pego "de surpresa", além de ser bastante corajoso para enfrentar quaisquer perigos. Costuma realizar ´rondas´ sistemáticas em seu território, sendo considerado um cão bastante ativo em termo de funcionalidade.
     Um cuidado especial é quanto à alimentação. Como o Cane Corso é uma raça de crescimento rápido, é muito importante que o filhote receba uma alimentação especialmente rica e proteíca durante o primeiro ano de vida, com altos índices de cálcio.
     É importante também que o futuro proprietário tome precauções quanto ao tipo de piso no qual viverá o filhote, evitando pisos lisos e/ou escorregadios que podem provocar lesões ósseas e/ou musculares que podem prejudicar a movimentação e qualidade de vida do cão.
 
     Outra recomendação importante é quanto ao volume/intensidade de exercícios. Deve-se tomar especial cuidado e não extenuar o filhote. Exercícios regulares são mais recomendados do que ‘maratonas’ que podem levar ao desenvolvimento de problemas de articulação.