BLOG

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cavalier King Charles Spaniel



FICHA DA RAÇA
Nome:  Cavalier King Charles Spaniel

País de Origem: Inglaterra
Utilização: Companhia
Porte: Pequeno – Entre 5 e 9 Kg.
Necess. de Exercícios: Média
Cuidados: Possui tendência a Obesidade; não fica bem sozinho por longos períodos
Problemas comuns à raça: Doença da Valvula mitra
lAdestrabilidade: Média – Nota 5 (Escala 0-10)
O Cavalier King Charles Spaniel foi desenvolvido a partir do King Charles Spaniel e é um dos mais antigos e populares cães ingleses. Em meados do século XVII ganhou destaque ao ser declarado, por decreto real do rei D. Carlos II, mascote de Inglaterra, e recebeu seu nome como uma homenagem ao rei inglês. A paixão do rei pelos cães era tão grande, que eles podiam circular livremente em todos os palácios e eram tratados com a deferência dos ´favoritos do rei´. Freqüentemente eram retratados junto ao monarca, que fazia questão de ter sempre um exemplar por perto, e chagavam mesmo a dormir nos aposentos reais.
No Brasil, a raça ainda é pouco conhecida, mas existem criadores regulares há muitos anos.
O Cavalier é um cão de companhia por excelência e como tal, apresenta um comportamento dócil e amistoso, mesmo com estranhos. Pesando entre 5 e 9 quilos, é um cão pequeno mas sem ser ´frágil´ sendo considerado dos cães tipo toy, um dos mais robustos e resistentes.
Normalmente são cães que se adaptam a qualquer tipo de ambiente, mesmo pequeno, mas não dispensa uma caminhada diária. Essa disposição aliada a uma grande agilidade, fazem com que possam participar com sucesso de provas como o Agility.
Não são cães especialmente latidores, mas por terem sido desenvolvidos para a função de companhia, não suportam bem períodos de solidão, e o tédio pode levá-los a desenvolver o comportamento de latir em demasia.
Especialmente durante a fase de crescimento, é importante cuidar para que os filhotes não sofram traumatismos, que podem comprometer seu desenvolvimento ósseo. O mesmo cuidado deve ser tomado quanto à quantidade de comida, evitando o peso em excesso.

Apesar do seu pelo ser comprido e sedoso, a raça não demanda muitos cuidados com a tosa (proibida para a participação em exposições). Para que se mantenha em perfeito estado, recomenda-se escovações periódicas e cuidados especiais com a pelagem nas orelhas e axilas, evitando que se formem nós.