BLOG

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pointer Inglês

FICHA DA RAÇA:

Nome: Pointer Inglês
País de Origem: Inglaterra
Utilização: Caça 
Porte: Grande
Necess. de Exercicios: Alta
Cuidados: Os cuidados com a raça Pointer são simples, a pelagem deve ser escovada duas vezes por semana e os banhos devem ser dados uma vez por mês. Ficar atento as vacinas e não esquecer de, todo ano aplicar o reforço
Problemas de Saúde: Quanto à saúde, o Pointer não inspira maiores preocupações. A raça não está sujeita a doenças hereditárias típicas, apesar de ocorrer, eventualmente problemas como: entrópio ,displasia coxofemural ,otite, calosidades, obesidades.

Adestrabilidade: Alta – Nota 9 (escala 0-10)




download
A palavra pointer significa em inglês "indicador" ou "apontar qualquer coisa com o dedo". Esta é a principal característica da raça Pointer, que é capaz, de um lado, descobrir a caça, e, do outro, de mostrar onde ela se encontra. Também conhecido como Pointer Inglês, por que foram os britânicos que, no final do século XIX, conseguiram transformar o seu Pointer num cão de qualidades exemplares, como: forte resistência e excelente faro.
A raça Pointer é de fato um cão de fácil adaptação, manejo tranquilo e atento a tudo o que lhe é enviado. Trata-se de uma raça de cães galope, rústicos, enérgicos, desenvolvida para apresentar velocidade, força e resistência. Este cão demonstra grande desejo de agradar ao seu dono e, é, além do mais, dócil e muito companheiro.

Em razão de sua principal função – a caça em estreita sintonia com o caçador – o Pointer é também um excelente cão de companhia. Meigo, ativo, extremamente ágil, por onde passa conquista admiradores e muitos proprietários, apaixonados pela raça, fazem questão de tê-los por perto, mesmo em ambientes considerados pequenos para sua vitalidade. No entanto, os próprios criadores são unânimes em afirmar que, para que possam desenvolver-se bem (física e mentalmente) devem poder gastar sua enorme energia, e portanto, os passeios diários e muito exercício são fundamentais.
O Pointer é alegre e muito resistente. Enfrenta bem todo tipo de brincadeira e é extremamente tolerante com as crianças. Afável e companheiro, costuma relacionar-se bem até mesmo estranhos sendo, portanto, inadequado para a função de guarda.
Para desenvolver bem sua função primordial – apontar a caça – são cães que latem muito pouco, o quê facilita sua manutenção mesmo em apartamentos. Seu pêlo curto também é uma característica que facilita sua higiene e limpeza uma vez que não retém muita sujeira nem tem cheiro forte.
Uma boa alternativa para quem tem um Pointer na cidade é treiná-lo para agility, esporte praticado em grandes espaços abertos, em circuitos compostos por vários obstáculos a serem transpostos. A prática do agility requer treino de obediência prévio, o que pode melhorar ainda mais o convívio com o cão e aguçar sua sintonia com o dono.
Os Pointers são cães extremamente atentos ao dono, característica que ajuda muito no adestramento de obediência e no treino específico para a caça. Por sua atuação complexa nos campos de caça, em que precisa tomar decisões acerca da direção a seguir, o Pointer tem uma personalidade bastante independente e, ao mesmo tempo que são muito apegados ao dono não costumam solicitar carinhos e atenção o tempo todo.
                                    141450062
Desde muito cedo o filhote já demonstra todas as características do cão adulto, estando sempre pronto para a ação. Apesar de não ser um cão teimoso, o Pointer precisa ser controlado com firmeza mas sem violência desde filhote. É recomendável, por exemplo, delimitar áreas de acesso livre e restrito ao filhote dentro de casa.
Uma boa dica para quem pretende ter um Pointer como cão de companhia é procurar adquirir filhotes cujas linhagens tenham sido desenvolvidas mais para exposições do que para a caça, o que pode originar filhotes relativamente mais calmos.
Ao contrário do Pointer Alemão, o Pointer Inglês tem a cauda inteira, mas seu comprimento não pode ultrapassar o joelho, nem apresentar protuberâncias.
O filhote deve ser quadradinho, com o stop (linha que forma o perfil do focinho) bem definido, orelhas de tamanho médio e textura aveludada, rentes às faces, e sem ergots(quinto dedo) nas pernas traseiras e, principalmente, deve passar a impressão de força, sem ser grosseiro ou pesado.
images (1)
O padrão da raça estabelece uma grande variedade de cores e combinações.
Os mais comuns são os pointers bi-colores, em que combina-se o combina o branco com laranja, com limão, com preto ou com fígado, mas os tricolores e os sólidos (uma cor só) também são permitidos.