BLOG

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pastor Alemão

FICHA DA RAÇA:
Nome: Pastor Alemão


País de Origem:
Alemanha
Utilização:
Pastoreio Guarda & Companhia
Porte:
Grande

Necess. de Exercicios:
 Alta
Cuidados: Sua pelagem espessa necessita de cuidados especiais como a escovação regular para que os pelos não formem nós.

Problemas de Saúde:
Por causa de seu pelo longo, está sujeito a dermatites, que podem ser facilmente sanadas com o uso de shampoos apropriados.Se são criados em lugares de piso liso, os Pastores podem desenvolver problemas nas patas, que se curvam para dentro (os chamados "jarretes de vaca".)Outro detalhe a ser observado é a chamada " Torção Gástrica ", comum a cães com tórax profundo e que faz com que o animal retenha gases no seu interior devido a uma rotação do estômago. Como medida preventiva, basta alimentar seu cão em uma vasilha mais elevada.

Adestrabilidade:
Muito Alta – Nota 10 (escala 0-10)

images (1)download
 
Obediente, leal, facilmente treinável e afetuoso com seu dono e com crianças são apenas algumas das qualidades que o fizerem chegar ao grau de paixão que desperta. Quem tem um pouco mais de idade lembra-se com certeza do Rin Tin Tin e do fiel cão Lobo, companheiro do herói nacional "Vigilante Rodoviário".
Com um corpo alongado, forte e musculoso, o Pastor Alemão é um dos animais mais corajosos que se tem notícia.
Desde sua descoberta, a raça tem sido usada para diversas atividades, especialmente devido à sua extrema inteligência (está em terceiro lugar no ranking de inteligência Canina) e caráter.
Sua enorme capacidade de aprendizagem fez com que fosse utilizado durante a guerra, como cão da polícia (o que lhe valeu o "apelido" de cão policial), como cão de resgate, como guias para cegos e, finalmente, como cão de guarda, por sua destreza e agilidade no ataque.
Foram essas qualidades que fizeram dele o cão de maior popularidade, estando em primeiro lugar em número de registros em diversos países, como Espanha, Itália e, claro, na Alemanha. Na Inglaterra ocupa o segundo lugar e nos Estados Unidos e Canadá está em terceiro. No Brasil a raça está em quarto lugar, segundo a CBKC.
Por sua vocação ao trabalho, é um cão que precisa de muito exercício.
É capaz de acompanhar seu dono por quilômetros durante o cooper ou mesmo durante passeios de bicicleta. Ágil, sai-se muito bem nas provas de agility, onde não apenas utiliza sua avantajada composição física, como pode exercitar-se mentalmente, já que precisa adaptar-se às mudanças do percurso a cada prova. Apesar disso, pode viver em apartamentos, desde que possa dar longos passeios várias vezes ao dia.
Para o treinamento para guarda, sugere-se que comece aos 4 meses, para que o cão adquira plena intimidade com o dono e cumpra adequadamente as funções de guarda-costas.
Como guia de cegos o pastor é um dos preferidos por seu porte e pela versatilidade que o caracteriza e por ser um cão com enorme senso de adaptação a situações novas e grande potencial na resolução de problemas complexos.
 
 
Filhote
Se o pastor adulto é um cão com grande energia e disposição, o filhote é também bastante ativo e curioso, demonstrando desde cedo forte instinto para as atividades de guarda e pastoreio.
O ideal é aproveitar a infância para garantir que o filhote cresça de maneira equilibrada. Para isso, é ideal que o proprietário promova a socialização do cão, apresentando-o aos mais variados estímulos e pessoas. É importante também que o filhote seja acostumado com as escovações do pelo, que farão parte do seu dia-a-dia.
Por ser um cão de porte médio a grande, é muito importante que receba aulas de adestramento básico desde cedo.
Quando nascem os filhotes costumam ser muito escuros ou até mesmo totalmente pretos. A cor definitiva vai sendo alterada com o decorrer do tempo. As orelhas devem ficar em pé a partir dos 6 meses.
download (1)                                                      filhotes_de_pastor_alemao
 
Pastor Alemão Branco
Apesar de contrariar o padrão oficial da raça, sempre nasceram pastores brancos como resultado do cruzamento de cães de cor tradicional. Alguns criadores descartavam estes filhotes enquanto outra facção passou a incentivar seu aparecimento e a lutar para que fossem reconhecidos oficialmente. O Pastor Alemão Branco, ou Pastor Branco Suíço foi regulamentada como raça separada em 2002.
download (2)